CULTURA

CULTURA -

10 000 Russos, Tropa Macaca e programação online no primeiro trimestre do gnration em Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um concerto dos 10 000 Russos, uma exposição multimédia da dupla Tropa Macaca e uma residência artística do bailarino Flávio Rodrigues fazem parte da programação do espaço gnration, em Braga, para o primeiro trimestre de 2022.

Segundo o programa agora anunciado, o gnration aposta “na música nacional e internacional, terá novas exposições focadas na relação entre arte e tecnologia”, além de eventos gratuitos exclusivamente para o formato online.

Na música, o primeiro concerto decorre a 15 de Janeiro com os portugueses 10 000 Russos, que apresentarão o álbum ‘Superinertia’, editado em Setembro passado, seguindo-se, no dia 29, o projecto experimental Krake, que junta os músicos Pedro Oliveira e Adolfo Luxúria Canibal.

Em Fevereiro, apresentam-se o músico Afonso Dorido, conhecido como Homem em Catarse (dia 5), e o grupo Travo (dia 19), e em Março o duo catalão Tarta Relena (dia 4).

Destaque ainda para os concertos do músico britânico Fred Frith, do universo da música improvisada, que está em Braga a 19 de Março em formato trio, e da artista japonesa Ikue Mori, que a 26 de Março actua com os percussionistas Nuno Aroso e João Miguel Braga Simões.

Na programação online, intitulada ‘Órbita’, o gnration aposta numa peça sonora do músico Jorge Pinto Ramos, dos 10 000 Russos, numa apresentação da violoncelista britânica Lucy Railton com o realizador português Pedro Maia, e num ensaio audiovisual do Colectivo Casa Amarela.

No programa de exposições, o gnration acolhe ‘Animais Sintéticos’, exposição multimédia de André Abel e Joana da Conceição, que compõem o projecto Tropa Macaca, e convidou a artista sonora norueguesa Jana Winderen a apresentar uma instalação sonora, que resultou de uma residência artística no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Na dança, destaque para a participação do bailarino português Flávio Rodrigues, que desenvolve o projecto ‘Síncrono | Do registo ao fluxo’, em contexto de residência artística, com apresentação ao público a 12 de Fevereiro.

Legenda: 10.000 Russos

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.