REGIÃO -

REGIÃO - -

1º Encontro Transfronteiriço de Alcaides e Presidentes de Câmara para «potenciar a Via Mariana»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Concelho espanhol de Cañiza acolheu, na passada sexta-feira, 6 de Março, um encontro “histórico” onde reuniu os 24 Alcaides da Galiza e cinco Presidentes de Câmaras portuguesas para «potenciar a Via Mariana».

O Alcaide da Cañiza, Luis Piña, presidiu ao 1º Encontro Transfronteiriço de Alcaides e Presidentes de Câmaras que integram o projecto “Via Mariana de Peregrinação Luso Galaica”, o qual une Braga com Muxía, passando pelos Santuários Marianos de 29 Concelhos.

A Associação Via Mariana e os representantes municipais presentes na reunião acordaram «acções comuns de ambos os lados da fronteira, em todos os âmbitos de actuação e divulgação conjunta mediante a criação de uma página web. Também acordaram iniciar o procedimento para propor ao Conselho de Europa a declaração de Itinerário Cultural Europeu». O acontecimento pretendeu, em colaboração com a Associação Via Mariana, «analisar e debater acções conjuntas a desenvolver na rota e dar a conhecer aos mais de 70 promotores que dela fazem parte: instituições públicas e privadas, associações, comunidades e particulares».

Na sessão, os Alcaides e Presidentes das 29 Câmaras e Concelhos apontaram «o grande potencial que a Via tem para lutar contra o despovoamento rural e para dinamizar e promover acções económicas revitalizadoras».

Os autores intelectuais da Rota, José de la Riera e Luis Martínez “do Freixo” explicaram as «singularidades do trajecto», começando pela sua «génesis e o seu potencial para captar turismo de natureza». José de la Riera expôs as razões que deram origem à criação desta rota e o potencial que marca a diferença com outros caminhos de peregrinação. Para estes especialistas não há dúvida de que a Via Mariana tem uma projecção de futuro firme.

VIA MARIANA

A Via Mariana, composta de 17 etapas, começa em Braga e termina em Muxía, é um projecto realmente especial pela sua vinculação pessoal com país vizinho.

A Via Mariana tem o seu Km 0 em Braga (Portugal) no Santuário do Sameiro, atravessa cinco Concelhos portugueses e entra na Galiza por Arbo, até chegar a Muxía, percorrendo estradas até chegar aos santuários. Aboim da Nóbrega, Soajo, Peneda, Melgaço até chegar ao Santuário da Franqueira. Depois da Franqueira a Via segue para Santiago de Covelo, Santa Maria de Estacas, Santa Maria de Augasantas, Santa Maria de Sacos, Os Milagres de Amil, Valga, Iria Flavia, Santiago de Compostela, Negueira, Baiñas e Muxía, onde termina.

Esta Via, com um percurso de 382 km, tem como principal objectivo «criar sinergias para favorecer as zonas rurais mais desconhecidas, fixar população, melhorar a qualidade de vida dos habitantes e preservar a riqueza paisagística e patrimonial dos territórios».

PARTICIPANTES

Participaram neste I Encontro Transfronteiriço o Alcaide do Concello da Cañiza, Luis Piña; a Deputada Provincial Raquel Giráldez; a Presidenta da Associação Via Mariana, Maria José Silva; o Cónego da Arquidiocese de Braga, José Paulo Abreu; o Vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural do Município de Braga, Altino Bessa; o Alcaide do Concelho de Muxía, Iago Toba Campaña; a Directora da Oficina de Turismo do Sameiro, Rosa Maria Silva; o Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves; a Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes; o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manuel Batista Calçada; o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho; o Alcaide do Concelho de Arbo, Horacio Gil; o Alcaide do Concelho de Campo Lameiro, Carlos Costa; o Alcaide do Concelho de Covelo, Pablo Castillo; o Alcaide do Concelho de Baña, José Antonio Pereira; o Alcaide do Concelho de Cuntis, Manuel Campos; o Tenente de Alcaide do Concelho da Lama, David Carrera e o Concelleiro de Cultura, Daniel Vidal; o Alcaide do Concelho de Fornelos de Montes, Emiliano Lage; o Concelheiro de Turismo do Concelho de Mazaricos, Jorge Sanmartín Rial; o Alcaide do Concelho de Mondariz, Xosé Emilio Barros; o Alcaide do Concelho de Ponte Caldelas, Andrés Díaz; o Técnico de Juventude, Turismo e Eventos do Concelho de Santa Comba, José Manuel Vázquez; o Alcaide do Concelho de Valga, Xosé María Bello Maneiro; o Tenente de Alcaide do Concelho de Vimianzo, Víctor Muiño e o Alcaide do Concelho de Zas, Manuel Muiño.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.