A PSP aponta, para os primeiros quatro meses deste ano, 623 acidentes com velocípedes e trotinetes. Estes não registaram vítimas mortais, mas provocaram 16 feridos graves.
Arranca, esta terça-feira, a operação de fiscalização a utilizadores de velocípedes e trotinetes “Mobilidade Ativa em Segurança”. No mesmo dia, a PSP partilha que, nos primeiros quatro meses de 2025, já aconteceram 623 acidentes, sendo 479 com vítimas.
Estes dados mostram um aumento de acidentes e número de feridos graves e ligeiros nos últimos cinco anos. No ano passado, a PSP registou 1.658 acidentes com vítimas, havendo quatro mortos, 72 feridos graves e 1677 ligeiros.
Até hoje, 2021 foi o ano com mais vítimas mortais nestes acidentes, registando 10.
A maioria dos acidentes registados nos últimos cinco anos, sendo cerca de 73%, deveram-se a colisões, seguido por despistes (21%) e atropelamentos (6%).
A operação “Mobilidade Ativa em Segurança” termina a 03 de junho e tem por objetivo «prevenir e dissuadir os comportamentos de risco dos utilizadores de velocípedes e de veículos equiparados que, de forma decisiva, contribuem para a ocorrência de acidentes rodoviários».
A PSP afirma, ainda, que no decorrer da operação, celebra-se, a dia 03 de junho, o Dia Internacional da Bicicleta, para «consciencializar a sociedade para os vários benefícios da utilização da bicicleta como transporte e para lazer, quer do ponto de vista social, quer em prol da saúde e bem-estar dos seus utilizadores».
ovilaverdense@gmail.com