PAÍS

PAÍS -

3ªfase de desconfinamento permite reabertura dos ginásios. Restaurantes podem ter 100% da lotação, desde que assegurada distância entre mesas e colocadas barreiras físicas impermeáveis

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Já são conhecidas algumas das medidas a implementar na terceira fase de desconfinamento, com destaque para os restaurantes, praias, ginásios e ATL’s. Quanto ao Estado de Calamidade, vai manter-se por mais 15 dias.

O anúncio foi feito esta sexta-feria pelo primeiro-ministro, António Costa, no final do Conselho de Ministros, onde foi feita uma avaliação do conjunto das medidas de desconfinamento que têm vindo a ser adoptadas devido à pandemia de Covid-19.

Durante a intervenção, António Costa apontou que a avaliação «é positiva para a generalidade do país, havendo motivo de preocupação no que diz respeito à evolução na área metropolitana de Lisboa».

PUBLICIDADE

LISBOA LEVANTA MAIOR PREOCUPAÇÃO

Em Lisboa, os centros comerciais vão manter-se fechados até ao próximo dia 4 de Junho e vão haver regras extra de segurança e vigilância epidemiológica para o setor da construção civil e para as empresas de trabalho temporário. Os ajuntamentos com mais de 10 pessoas estão proibidos.

ATL’s

No caso dos ATL’s que não estejam integrados em estabelecimentos escolares, a sua reabertura foi adiada para 15 de Junho. Quanto às atividades de apoio à família e tempos livres, ficam adiadas para o final do ano letivo, para dia 26 de Junho. Os pais que ficarem em casa para cuidar das crianças mantêm o apoio financeiro do Estado.

GINÁSIOS

Também os ginásios poderão abrir a partir de segunda-feira, desde que sejam asseguradas medidas como a interdição dos balneários, distância de segurança entre os praticantes, protecção individual dos funcionários e normas de desinfeção.

RESTAURANTES

Relativamente aos restaurantes, estes podem, a partir desta segunda-feira, ocupar 100% da sua lotação, desde que assegurada a distância de 1,5 metros entre mesas e a implementação de barreiras físicas impermeáveis, como acrílicos, entre os clientes na mesma mesa. Essas regras não se aplicam aos restaurantes que decidam manter 50% de lotação máxima e o afastamento de 2 metros entre cada cliente, regras essas que já estavam em vigor.

PRAIAS

A capacidade das praias será tida em conta através da identificação da Agência Portuguesa do Ambiente, segundo a área de cada praia durante o período de maré alta. Haverá limitações em praias com arribas.

TELETRABALHO

O teletrabalho obrigatório só se irá manter para trabalhadores dos grupos de risco, para portadores de deficiência com mais de 60% e para os pais com filhos menores de 12 anos em casa. A DGS vai poder impor o regime de teletrabalho em empresas que não assegurem as recomendações de segurança.

OUTROS CASOS

Foi ainda confirmada a abertura das salas de espetáculos desde que sejam cumpridas as normas definidas pela DGS. Já bares e discotecas manter-se-ão de porta fechada nos próximos 15 dias.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS