Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima 52.º Vodafone Rally de Portugal hoje por terras do Minho

Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima
52.º Vodafone Rally de Portugal hoje por terras do Minho

O rally de Portugal cumpre hoje o segundo dia de prova, com a realização das classificativas de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima em dupla passagem, terminando a etapa com dupla passagem pela Porto Street Stage. O primeiro dia de competição do Vodafone Rally de Portugal colocou em evidência notória os japoneses da Toyota.

Depois de, de manhã, Jari-Matti Latvala ter sido o mais rápido no shakedown realizado em Baltar (Paredes). Durante a tarde, na primeira prova especial do Rally, realizada ao fim da tarde em Lousada, foi a vez da dupla Ott Tanak/Martin Jarveoja, levar o Toyota Yaris WRC, ser a mais rápido e consequentemente, a primeiro líder do Vodafone Rally de Portugal.

PUBLICIDADE

O estónio, recente vencedor do Rali da Argentina, bateu por 0,4 segundos o finlandês Teemu Suninen (Ford) e o pentacampeão e líder deste Mundial Sébastien Ogier (Ford), que estabeleceram uma marca igual, alcançando o segundo melhor tempo. A equipa Ford entra na sexta prova da temporada em bom plano, ao colocar dois Fiesta no pódio desta classificativa de abertura.

Kris Meeeke foi o mais rápido da Citroën, tal como Andreas Mikkelsen na Hyundai, sendo que ambos terminaram a especial a 1,4s de Tanak.

No WRC2, o campeão Pontus Tidemand (Skoda) não deixou créditos por mãos alheias, ao deixar Stephane Lefebvre (Citroen) a 1,2 segundos de diferença, exatamente a mesma margem a que ficou o britânico Gus Greensmith (Ford).

Entre os pilotos portugueses, Joaquim Alves (Skoda) foi o mais rápido, com 2m44,6s, superando Pedro Meireles (Skoda), por uma décima, enquanto Miguel Barbosa (Skoda) terminou em terceiro, com 2.45,2.

José Pedro Fontes esteve longe de fazer uma estreia auspiciosa com o Citroën C3, já que problemas com a ignição não lhe permitiram, sequer, sair do parque fechado em Guimarães, rumo a Lousada.

Hoje, sexta feira, serão disputadas as classificativas de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima em dupla passagem, terminando a etapa com dupla passagem pela Porto Street Stage.

 

com Carlos Mateus Costa

[email protected]