VILA VERDE - 6ª geração do Projecto CigaGiro encerrou com documentário e exposição na Biblioteca Municipal

VILA VERDE -
6ª geração do Projecto CigaGiro encerrou com documentário e exposição na Biblioteca Municipal

O Projecto Ciga Giro promoveu esta manhã o evento “Gentes e Identidades, respostas e Opções”, uma sessão de encerramento de mais um ciclo de três anos de intervenção, a 6ª geração, no âmbito do Programa “Escolhas”.

Para assinalar o final da 6ª Geração, a Biblioteca Municipal acolheu uma plateia repleta de gente para assistir ao documentário realizado por César Pedro e uma exposição fotográfica, por Daniel Camacho, trabalhos esses que representam um olhar sobre as comunidades ciganas que habitam no Concelho.

À margem, a Vereadora da Educação e Acção Social do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, destacou que o projecto «transformou a vida destas pessoas».

PUBLICIDADE

«A grande dificuldade que existia há uns 10/12 anos era conseguir ter as crianças na escola. Alertamos para isso mesmo, para essa valorização, e penso que perceberam. Perceberem que com isso conseguem deixar muita desta situação de pobreza e fragilidade social e de alguma marginalização», apontou.

Para o coordenador do Projecto, Raul Maia, este «veio reforçar aquela que tem sido a intervenção da Cruz Vermelha Portuguesa desde o ano de 1997 no concelho de Vila Verde».

«Trabalhamos com comunidades que abrangem cerca de 250 pessoas. Moure, Cabanelas, Regal de baixo, Regal de cima, Soutelo e Parada de Gatim», acrescentou.