“Olhares sobre Vilarinho” é o nome do primeiro concurso de fotografia que o Grupo de Jovens de Vilarinho está a dinamizar para promover a sua terra. Destina-se ao envio de fotografias, recentes ou antigas, das suas gentes, tradições, património natural e também histórico-cultural.
Qualquer pessoa pode participar concorrendo, no máximo, com cinco fotografias que devem ser enviadas para o e-mail do grupo (g.j.vilarinho2020@gmail.com) e acompanhadas pelas seguintes informações: nome do autor da fotografia, data em que foi tirada e breve descrição do que a fotografia retrata/representa.
O concurso, que decorre até ao próximo dia 30 de Abril, irá eleger apenas um vencedor que receberá um cartão FNAC no valor de 100 euros e um workshop de fotografia na Foto Felicidade, em Vila Verde.
«O objectivo deste concurso pioneiro na nossa terra é simples: promover o melhor de Vilarinho, pelo olhar de cada um. Seja a riqueza do nosso património natural e histórico-cultural, a autenticidade das nossas gentes ou a beleza das nossas tradições», destaca o grupo promotor da iniciativa.
«Por isso, convidamos cada um de vocês a visitar e fotografar a nossa terra. Uma boa oportunidade será este fim de semana em que se irá assinalar uma das nossas tradições mais antigas, com três séculos de história, a Solenidade dos Santos Passos. Inspirem-se e tirem fotografias bonitas e criativas», conclui.
A fotografia vencedora será eleita por uma mesa de júri constituída por Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde; Luís Gonçalves, fotógrafo profissional da Foto Felicidade; Júlio Ferraz, presidente da União de Freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide; Aurora Ferreira, professora de História e habitante de Vilarinho; e padre Miguel Tulumba, pároco de Vilarinho.
Os resultados serão conhecidos até ao dia 15 de Maio e partilhados nas redes sociais do Grupo de Jovens.
«Não podemos falar deste concurso sem agradecer às entidades que o tornaram possível: à nossa Junta de Freguesia pelo donativo do cartão FNAC e à Foto Felicidade pela oferta do workshop. Sem vocês não seria possível», enaltece a organização.
Mediante o número de fotografias a concurso está ainda aberta a possibilidade de se vir a realizar uma exposição fotográfica em data e local a designar.