O Europe Direct Minho, em parceria com a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), dinamizou uma iniciativa junto dos mais jovens para «mostrar o impacto dos fundos europeus no concelho e os seus benefícios para os cidadãos».
Integrada no âmbito do Ano Europeu da Juventude, a visita ocorreu esta terça-feira e contou com cerca de três dezenas de participantes.
“Explorar a UE em Vila Verde” foi o mote da acção, cujo objetivo passava pela realização de uma pequena “tour” com os jovens pelo centro de Vila Verde e explorar alguns dos projectos financiados que existem no concelho.
A primeira paragem aconteceu na Casa do Conhecimento para falar com presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, para uma curta conversa informal sobre o impacto dos fundos europeus na vida dos cidadãos.
De seguida, o grupo visitou a “Letraria – Brewpub Vila Verde” para perceber «como as ideias dos mais jovens se podem tornar em realidade através da perseverança e do apoio da União Europeia em ideias inovadoras.».
«Por último, o grupo foi recebido pela “Namorarte – Sapatos Namorar Portugal” para percebemos como os fundos europeus têm sido importantes para apoiar as empresas do concelho na internacionalização de produtos de valor acrescentado que promovem um dos mais icónicos patrimónios culturais materiais do Minho: o lenço dos namorados», refere a organização.
O Europe Direct Minho é um projecto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal