REGIÃO

REGIÃO -

Associação Comercial e Industrial de Barcelos promoveu palestra sobre os “Perigos da Internet”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) promoveu, no passado dia 6 de Maio, uma palestra sobre os “Perigos na Internet”, numa sessão que decorreu no Salão Nobre da ACIB.

Este evento contou com a presença de um inspector da Polícia Judiciária (PJ), que iniciou a sua intervenção fazendo uma breve reflexão sobre o que é o mundo da Internet. O agente da PJ começou por referir as vantagens deste mundo, como a comunicação, a partilha e a poupança de tempo, realçando que, por outro lado, este pode ser um lugar perigoso, principalmente para quem não compreende como ela funciona.

O orador destacou que os principais grupos de risco são as crianças, os adolescentes e os idosos, e debruçou-se sobre temas como a Criminalidade Informática, nomeadamente as burla e compras em “sites” da Internet, a utilização dos códigos “MBWay” e ainda o tema da Difamação da Vida Privada, envolvendo divulgação da informação pessoal de outro, sem consentimento. 

Para além disso, o inspector da PJ abordou o perigo do “Cyberbullying” e da Pegada Digital, explicando que «tudo o que é partilhado na Internet, fica para sempre». 

Como forma de terminar a sua intervenção, o palestrante deixou algumas recomendações aos ouvintes, como «não revelar informações pessoais», «ter cuidados com os conteúdos publicados para evitar exposição excessiva», «analisar as fontes de informações», «não revelar as palavras-passes» e «não abrir e-mails de desconhecidos».

A sessão terminou com o esclarecimento de dúvidas dos alunos e docentes sobre o tema, num debate de ideias e opiniões sobre os principais perigos associados à Internet. Desta forma, a ACIB pretende «potenciar a eficácia e intervenção capaz de gerar uma redução de comportamentos de risco» relacionados com este mundo digital. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.