Mulher difamou dois vereadores de Vila Verde. Julgamento adiado para Setembro por falta de exame psiquiátrico

Tem já uma condenação a 80 dias de prisão efetiva, por difamação, mas pendente da decisão de um recurso no Tribunal da Relação de Guimarães. Esta sexta-feira ia ser julgada, pela 18.ª vez, por 33 crimes semelhantes, desta vez nas pessoas dos vereadores da Câmara de Vila Verde, Patrício Araújo e Júlia Fernandes, esta, agora, presidente da Câmara.

Paula Cristina Moreira, de 48 anos, residente na vila, está acusada de nove crimes de ofensa a serviço de pessoa coletiva, 16 de difamação agravada e oito de injúria agravada. Mas a audiência foi adiada para setembro, isto porque o coletivo de juízes pediu para que lhe fosse feita uma perícia psiquiátrica pelo Gabinete Médico Legal e Forense do Cávado, de Braga, para avaliar da sua robustez mental, e este só vai ser feito dia 18.

Em abril de 2019, e após um pedido feito à Autarquia para beneficiar do estatuto de pessoa desfavorecida, e não pagar água, começou a enviar e-mails para o gabinete da presidência, então chefiada por António Vilela.

“BURRO”

O primeiro alvo foi o vereador Patrício Araújo, a quem chamou de “burro” Um mês depois, disse que era incompetente, mas passou a usar termos mais graves como o de vigarista e ladrão.

Em fevereiro de 2020, virou-se para a então vereadora da Ação Social, dizendo: “são todos uns criminosos, hipócritas e ladrões”. E ameaçou atirar-lhes “um balde de esterco nas trombas”.

Tendo em conta que os dois autarcas se consideraram atingidos enquanto pessoas e eleitos, mas também que estava em causa a honra, dignidade e imagem públicas da Câmara. foi apresentada queixa judicial.

Já o processo do procurador, que envolve seis crimes, ia ser julgado em Amares, mas foi apensado ao primeiro.

CONDENAÇÃO

Conforme o Vilaverdense noticiou, Paula Moreira foi condenada em 2021 por difamação por ter insultado duas assistentes sociais, da Casa do Povo da Ribeira do Neiva por e-mail e no facebook, chamando-as de “incompetentes”, “ladras”, “invejosas”, “criminosas” e “cabras”. A juíza não lhe suspendeu a pena dado que já tinha sido julgada 17 outras vezes e condenada em penas de multa, penas de prisão substituídas por multa e suspensas. Apesar disso continuou com um comportamento delituoso.

A seguir, o seu advogado de defesa, João Araújo Silva recorreu da sentença, dizendo que a mulher “é doente do foro psiquiátrico pois sofre de perturbação mentais e comportamentais”. O recurso está na Relação de Guimarães.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais