Mariana Marques (8.ºA), Matilde Carvalho (9.ºA), Mateus Afonso (9.ºA) e Vasco Soares (9.ºB), da Escola Básica de Vila Verde, estiveram em Messolonghi, na Grécia, entre os dias 9 e 13 de Maio, no âmbito do Projecto Erasmus+ “Robocode: workshop of Young Inventors is Designing the Future”.
Juntamente com alunos da Grécia, Espanha, Polónia e Turquia, participaram em diversas actividades e workshops sobre programação/domótica com recurso à assistente virtual, “Alexa”, na Escola de acolhimento e na Universidade do Penepoleso, em Patras.
A complementar as aprendizagens, participaram, também, em «momentos de enriquecimento cultural», tendo usufruído de uma visita guiada pelos pontos de maior interesse que marcam a história e a cultura desta cidade da Grécia ocidental: “Garden of Heroes”, “Messolonghi Lagoon”, “Tourlida”, “Byron’s House”, “Salt Museum”, “Zelios Botanical Garden”.
Houve também oportunidade de visitar Olympia – cidade onde decorriam os jogos olímpicos na antiguidade clássica – e a Acrópole, em Atenas, capital da Grécia.
Em nota publicada nas redes sociais do Agrupamento, pode ler-se que «a partilha de experiências com este grupo internacional de alunos e professores, as vivências com as famílias de acolhimento e o desenvolvimento de competências linguísticas e digitais constituem marcos únicos e extremamente enriquecedores na vida pessoal e escolar dos alunos que abraçaram este desafio».