DESPORTO

DESPORTO -

Rali de Portugal arranca já na quinta-feira em prova com passagens por Vieira do Minho, Fafe e Cabeceiras de Basto

A 55.ª edição do Rali de Portugal está de regresso e arranca já esta quinta-feira, numa prova que vai passar por Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho, terminando em Fafe, no famoso “salto da Pedra Sentada”.

Esta edição vai ser disputada por uma centena de pilotos, tratando-se de um recorde de inscritos. Vai ter 338,34 quilómetros cronometrados, divididos por 21 especiais, no centro e norte de Portugal. Para além disso, outra das novidades desta prova é inclusão de um traçado especial em Coimbra, logo na noite de quinta-feira.

Depois da abertura das hostilidades no dia 19 de Maio, segue-se o primeiro dia completo da prova, na sexta-feira, com a corrida a decorrer nos traçados emblemáticos do centro do país: Lousã, Góis, Arganil e ainda Mortágua, antes de os motores se virarem para a região de Lousada.

Já no sábado, o Rali de Portugal ruma ao Norte, com as duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante. Nesta última, a partida faz-se de Mondim de Basto e a ronda termina com a “superespecial” do Porto, a segunda da prova em percurso urbano.

Por fim, o último dia desta competição tem passagem por Fafe, Felgueiras (por duas vezes) e Montim (também por duas vezes). De recordar que o troço fafense tem o estatuto de “power stage”, uma vez que premeia os cinco primeiros com pontos adicionais para o campeonato.

De recordar que é o finlandês Källe Rovanperä, ao volante de um “Toyota Yaris”, que lidera a tabela de pilotos, com 76 pontos, depois de ter vencido na Suécia e na Croácia, provas antes do Rali de Portugal.

Na última edição da prova em solo luso, em 2021, a vitória foi conquistada pelo britânico Elfyn Evans, também ele ao volante de um “Toyota Yaris”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE