Escola Profissioanl Amar Terra Verde promoveu seminário sobre conjugação da vida pessoal e profisisonal

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) promoveu, esta quarta-feira, um seminário sobre gestão da vida pessoal e profissional dos jovens no futuro, ao abrigo do Programa Erasmus+.

Esta iniciativa debruçou-se sobre a preparação dos jovens para poderem conciliar estes dois “mundos”, sendo esta gestão uma tarefa que cabe, nos dias de hoje, aos pais e educadores, de acordo com Ana Raquel Veloso, da Academia “Fitness” Emocional.

«Os pais devem ajudar os filhos na educação para a conciliação entre a Vida Profissional e da vida pessoal e para a igualdade de género», referiu.

O evento, do centro Centro Qualifica da EPATV, surgiu pelas mãos de Francisca Borges e Joana Rocha e apresentou vários desafios e boas práticas construção de uma sociedade com mais igualdade de género.

Em relação a este tópico, foram apresentados alguns números que mostram desigualdade entre os homens e as mulheres – existe um prejuízo de 370 mil milhões de euros, por ano, na Europa, em que as europeias ganham menos 16% dos salários masculinos.

Estes números foram citados por Arnaldo Sousa que, com Joana Rocha, moderaram uma mesa redonda com a participação de Ana Raquel Veloso, Mariana Costa, Alícia Wiedermann, da União de Mulheres Alternativa e Resposta e ainda de Sílvia Correia, da “Re-Store”.

Já João Luís Nogueira assegurou que a EPATV, enquanto escola, «tem obrigação de ter projetos de inclusão e educativos», num momento em que, como referiu, «vivemos numa sociedade mais complexa, com muito egoísmo, pouco voluntariado e pouca partilha».

No seu entender, no seio de uma família, a «partilha de tarefas é o mote da felicidade e da satisfação pessoal» e, dirigindo-se aos alunos, deixou o alerta: «vós ides fazer a diferença, mas só tem direito a reivindicar quem dá e quem cumpre».

Por sua vez, a vilaverdense Filipa Fernandes, Mestre em Economia e gestora de recursos humanos na EDP, lembrou que são necessários mais «135 anos para que as mulheres tenham a igualdade de oportunidades profissionais que hoje têm os homens».

Filipa Fernandes assegurou também que as desigualdades resultam «de actos inconscientes mais frequentes e devem-se à educação e relações pessoais de quem nos rodeia».

Por fim, Sílvia Correia apresentou à plateia o seu projecto de vida, através da criação da “Re-Store”, uma marca amiga do ambiente e da inclusão social, que nasceu da reutilização, reciclagem e redução de desperdícios da indústria têxtil.

Com estas três acções, Sílvia Correia explicou como reforça a inclusão social, dinamiza a inovação social, desenvolve a solidariedade e rentabiliza os recursos, apontando, em seguida, a estratégia dos três P’s.

«Pessoas (inclusão), Planeta (reduzir a destruição de recursos da indústria têxtil) e Pedagogia (para a mudança de atitudes», destacou a criadora da “Re-Store”, que contou também que reuniu empresas, poder local e escolas para poder construir uma «tribo», que, nos dias de hoje, eutiliza quatro toneladas de resíduos têxteis, tem 15 mil produtos vendidos e realiza 25 mil euros anuais em vendas.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais