Os preços dos combustíveis vão voltar a variar já na próxima semana. O litro de gasóleo simples vai passar a fasquia dos dois euros, sendo que a gasolina simples vai registar uma descida de três cêntimos.
Esta subida do preço do gasóleo fixa-se nos 13 cêntimos, sendo que o mesmo vai custar 2,023€, apresentando, assim, um valor inédito desde Abril de 2015. Por sua vez, o valor da gasolina simples vai descer e colocar-se nos 2,141€.
No entanto, estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta o fecho das cotações do “brent” esta sexta-feira e do mercado cambial.
Na semana que se inicia na próxima segunda-feira, ao contrário das anteriores, não haverá quaisquer mexidas decorrentes da fiscalidade. Na passada sexta-feira, o Ministério das Finanças explicou que por causa dos feriados, não iria fazer a habitual actualização semanal do ISP, pelo que o valor não sofrerá alterações.
Assim, o valor do imposto só voltará a ser actualizado a 17 de Junho, através do mecanismo de ajuste que devolve a receita adicional de IVA ditada pelo aumento dos preços dos combustíveis.
Já o desconto do ISP equivalente à redução do IVA para 13% entrou em vigor nesta semana, com os valores de 0,5 cêntimos no caso da gasolina e de 0,3 cêntimos no caso do gasóleo, e assim se manterá ao longo de todo o presente mês, sendo este o último em que a medida se aplica.
De recordar que o agravamento dos preços do gasóleo é um resultado da subida da cotação do petróleo que, apesar da elevada volatilidade, está próximo de máximos de três meses, devido a um agravamento dos preços dos produtos refinados por dificuldades de oferta, a este nível, acompanhado de um aumento da procura.