A Câmara de Vila Verde promove este sábado, dia 18 de Junho, cerimónias de hastear de bandeiras relativas à valorização do património natural do concelho.
As cerimónias iniciam-se às 10h30, na Loja Interactiva do Turismo em Vila Verde, onde será hasteada a Bandeira da certificação da Estação Náutica de Vila Verde. De seguida, na Vila de Prado, será hasteada a Bandeira Azul da Praia Fluvial do Faial.
As cerimónias contam com as participações da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes.
A certificação do concelho de Vila Verde como Estação Náutica de Portugal resulta de uma candidatura do Município à Fórum Oceano-Associação de Economia do Mar, de forma a consolidar a estratégia de valorização do património riquíssimo do concelho como motor de desenvolvimento sustentável e com um impacto determinante para a qualidade de vida no território.
A adesão de Vila Verde à rede de Estações Náuticas de Portugal vem destacar o impacto do património natural do concelho e dos recursos associados à água, como os rios Cávado, Homem e Neiva e as margens, as diversas ribeiras, praias fluviais e a paisagem envolvente.
A Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado, foi contemplada pela primeira vez com a Bandeira Azul, símbolo de qualidade que distingue o importante esforço de diversas entidades para tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização ambiental dos cidadãos.
A Bandeira Azul é o reconhecimento da excelência da área de lazer junto ao rio Cávado, com particular destaque para a qualidade da água, assim como dos equipamentos e infraestruturas de apoio, a sustentabilidade ambiental, a segurança e bem-estar.