Os Bombeiros Sapadores de Braga receberam, na manhã deste sábado, uma nova viatura de combate a incêndios urbanos e industriais, num investimento municipal na ordem dos 300 mil euros.
Este veículo (VUCI) pretende modernizar a resposta da corporação bracarense, que recentemente comemorou o seu 223.º aniversário e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que esta viatura representa uma mais-valia para os Bombeiros Sapadores.
«São investimentos que vão responder aos desafios da corporação durante mais de uma década», começou por referir, realçando que, «nos últimos dois anos, já investimos perto de um milhão de euros em equipamentos».
Na apresentação, que decorreu junto à Praça do Mercado Municipal, Ricardo Rio considerou também que, actualmente, Braga está mais preparada para responder aos desafios da Protecção Civil, lembrando a grande aposta que tem sido feito em meios humanos, permitindo a renovação da corporação.
«Foram vários os ingressos que se verificaram nos últimos anos, com a particularidade de juntar a este ingresso a igualdade de géneros, com as primeiras bombeiras ao serviço da Companhia», destacou o edil bracarense.
Já Nuno Osório, comandante dos Bombeiros Sapadores, explicou que esta nova viatura contempla toda as valências e necessidades para dar resposta a incêndios urbanos e industriais.
«Temos equipamento para combate, equipamentos de busca de última geração, câmaras térmicas, máscaras, um sistema de estabelecimento de linhas de mangueira, uma bomba de grande capacidade, ventiladores, ou seja, era o veículo que faltava à corporação», destacou.
O responsável frisou ainda que o novo veículo tem «as características ideais» para que os operacionais possam fazer «um trabalho de excelência a nível urbano».