A CP – Comboios de Portugal prevê que os comboios urbanos do Porto, Coimbra e Celta não se realizem na quinta-feira, véspera de São João, devido a greve, adiantou esta quarta-feira a transportadora em comunicado.
“Nos serviços Internacional Celta, Urbanos do Porto e Urbanos de Coimbra, não se prevê a realização de comboios no dia 23 de Junho”, véspera de São João, pode ler-se no comunicado da CP.
Segundo a empresa ferroviária, “para o período entre as 00h00 do dia 23 e as 07h00 do dia 24 de Junho, podem ocorrer perturbações muito significativas no dia 23 de Junho, com forte impacto nos dias anterior e seguinte, em todos os serviços com origem e/ou destino no Norte de Portugal, Coimbra e Linha do Oeste”.
Assim, a greve, que foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) para quinta-feira para a região a Norte de Pombal, poderá já causar impactos esta quarta-feira.
Esta paralisação junta-se à já anunciada pela transportadora, que também irá condicionar a circulação no dia 24 de Junho nos urbanos do Porto, apesar de estarem previstos alguns serviços mínimos.
Os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social para o serviço da CP abrangem parte dos comboios urbanos do Porto na manhã do dia de São João, na sexta-feira, segundo a informação da transportadora.
De acordo com a tabela disponível no site da CP – Comboios de Portugal, para a greve convocada para o dia de São João, 24 de Junho (sexta-feira), vários comboios urbanos com partida de Porto – São Bento serão cumpridos de manhã, para todos os destinos.
Relativamente à linha de Braga, não se realizará o comboio proveniente de São Bento das 00h50 do feriado local de 24 de Junho, e de manhã apenas está prevista a realização dos comboios das 06h45, bem como, da parte da tarde, às 16h45, 17h40, 18h40 e 19h45.
Se o destino for Guimarães, os comboios a partir de Porto São Bento realizar-se-ão, de manhã, às 07h25 e 08h25, enquanto de tarde às 18h25.
“Aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita, para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”, refere a CP no comunicado.
A empresa garante ainda que “envidará todos os esforços para prestar o melhor serviço possível aos seus clientes, apesar dos constrangimentos decorrentes desta situação”, lamentando “os incómodos causados aos seus clientes” e recomendando “a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios”, através do ‘site’ ou da linha de atendimento 808 109 110.