Município renova site oficial para «facilitar acesso a informação e serviços».

O Município de Vila Verde disponibiliza, a partir desta terça-feira, uma versão actualizada e renovada do site oficial na Internet, que tem o objectivo de facilitar o acesso dos utilizadores à informação e aos serviços online.

O lançamento da nova “face” do site www.cm-vilaverde.pt visa ainda «agilizar e criar novas dinâmicas na relação dos munícipes e internautas com o Município».

Para além do novo grafismo, a nova interface procura incluir uma maior simplicidade e uma melhoria da funcionalidade das ferramentas que são disponibilizadas, de forma a ir ao encontro das pretensões e necessidades assumidas pelos utilizadores.

A nova organização do site assenta em quatro áreas centrais: “Autarquia” (mais ligada ao funcionamento dos órgãos autárquicos), “Viver” (destinada sobretudo a residentes), “Visitar” (orientada para turistas e visitantes) e “Investir” (com foco em investidores e agentes económicos).

A abertura da homepage marca o novo design do site, com prioridade à imagem, informação actual e promoção do concelho. Segue-se o espaço de acessos rápidos a áreas mais requisitadas, como Eleitos, Freguesias, Cartão Jovem, Serviços Online e Procedimentos Concursais.

Nestes, são encontradas informações sobre regulamentos, prazos e decisões relativas a concursos, designadamente de admissão e recrutamento de pessoal.

O espaço de notícias e informação actualizada, a agenda dos eventos no concelho e ainda uma zona mais vocacionada para o turismo compõem a página inicial, onde se disponibiliza ainda um motor de busca para o utilizador procurar o assunto ou tema que lhe interessa.

O site sugere também ligações diretas às redes sociais e ao Flickr – para álbuns de fotografias dos eventos municipais -, além da ligação a domínios externos de interesse geral.

“AUTARQUIA”, “VIVER”, “VISITAR” E “INVESTIR”

No âmbito das quatro áreas centrais em que se desenvolve o site, o espaço “Autarquia” vai dar acesso a informação sobre o executivo e o funcionamento da Câmara, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia.

Para além disso, esta categoria abre também espaço para sugestões e reclamações, sendo que vão ser facultados regulamentos, editais, atas e outros documentos, «em defesa da tansparência».

Nos Serviços Online, o utilizador vai poder solicitar e descarregar formulários e requisições de diversos assuntos a tratar com o Município, desde a água, saneamento e ambiente, aos apoios social e escolar, assim como pagamentos e taxas, execuções e contraordenações, ocupação de espaço público e assuntos de ordenamento do território, urbanização e edificação.

No mapa do site, o link “Viver” vai conter a informação sobre as actividades da Casa do Conhecimento e da Biblioteca, matérias relativas ao ambiente – onde é possível fazer comunicações de ninhos de vespa asiática, de queimas e queimadas, e de leituras de consumo de água) –  à educação, à acção social, à juventude e ao ordenamento e urbanismo.

Já a área “Visitar”, destina-se sobretudo à à cultura e ao turismo, com a apresentação do concelho, das suas freguesias e informação da história, heráldica, património material e imaterial e outros pontos de interesse.

Na reformulação do site, o Município passa a dedicar também uma área especialmente direcionada à economia.

No link “Investir” é disponibilizada informação mais dirigida a empresários, agentes económicos e potenciais investidores, com a apresentação do “Vila Verde Incentiva+”, da missão e eixos de actuação, de incentivos e financiamentos, projectos, parcerias e ligações úteis.

 

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais