No passado domingo, a cidade de Braga acolheu a cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Futsal Universitário, num evento que foi marcado pela animação e pelo multiculturalismo.
Com arranque no Arco da Porta Nova e chegada na Praça da República, a iniciativa envolveu a apresentação das diferentes equipas dos diferentes países presentes na competição, sendo que a animação musical ficou a cargo do grupo da Universidade do Minho, “Bomboemia”.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, assegurou que a cidade «está a promover uma grande actividade», apelando a que todos os participantes «conheçam a cidade» enquanto marcam presença neste torneio.
Por sua vez, Duarte Lopes, presidente do Comité de Organização da prova, afirmou que a razão pela qual todos ali se reuniram era apenas uma: «o amor ao desporto».
Depois disso, o mesmo desejou que, para além da competição, sejam também criados «bons laços de amizade e memórias fantásticas ao longo da prova».
Já Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, aproveitou o momento para enderaçar uma especial mensagem de boas-vindas à delegação da Ucrânia e definiu o mote para o torneio em quatro destaques: «respeito, determinação, atitude e “fair-play”».