A empresa municipal Esposende Ambiente adquiriu uma nova autovarredora para operar na limpeza urbana da cidade. O novo equipamento tem uma capacidade de carga de até 2 metros cúbicos e, além das funções de varredura e aspiração, possui também a capacidade de lavagem e limpeza de pavimentos, possibilitando a utilização de uma barra de pulverização frontal.
A autovarredora, cujo valor de aquisição foi de aproximadamente 160 000 euros, possui uma capacidade de varredura e aspiração de 2,5 metros de largura, um kit de lavagem com 3 escovas, sistema de aspiração de água suja e depósito de 20 litros de detergente e ainda acessórios de lavagem, incluindo um rolo de mangueira com pistola de alta pressão, que permite que os operadores limpem áreas de difícil acesso.
O presidente do conselho de administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, salienta que “este moderno equipamento constitui um elemento importante na manutenção de uma cidade limpa, numa época em que a população local aumenta significativamente, prestando um importante auxílio às equipas de limpeza nos inúmeros eventos que decorrem na cidade”.
O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “a limpeza da cidade é um trabalho permanente e exigente, que implica a afectação de um vasto conjunto de recursos, nomeadamente de pessoas para a sua execução”.
“Uma das tarefas mais complexas e contínuas envolve a remoção de ervas infestantes do espaço público, realidade a que não está alheia a instabilidade climática verificada na Primavera, e mesmo no início do Verão, com períodos de chuva e de sol com calor, o que favorece o desenvolvimento de ervas infestantes”, referiu.