Na próxima segunda-feira os preços da gasolina e do gasóleo vão voltar a descer, sendo que esta descida vai colocar o preço dos combustíveis ainda em valores inferiores mais baixos aos cobrados antes da invasão russa à Ucrânia.
Desta forma, o gasóleo vai descer três cêntimos por litro, enquanto que a gasolina deve descer dois cêntimos por litro e os portugueses podem contar pagar 1,716 euros por litro de gasóleo simples e 1,785 por litro de gasolina simples 95.
Caso estes valores se confirmem na próxima segunda-feira, seria necessário recuar a 28 de Fevereiro para encontrar nas bombas um preço médio de gasóleo mais barato e a 7 de Fevereiro no caso da gasolina.
Assim, o diesel vai registar oito semanas consecutivas a descer de preço, ao passo que a gasolina se prepara para chegar à décima semana de queda nos preços.
Depois de uma quebra de 13,72% dos preços do “brent” nos mercados internacionais, o preço do barril de ouro negro, que serve de referência ao mercado europeu, registou esta semana uma subida de 2,61%.
Ainda assim, os preços nas bombas vão descer e longe vão as semanas em que o barril chegou a cotar nos 139 dólares. Na passada quinta-feira, os valores rondavam os 98 dólares por barril, um desempenho que no qual pesam os receios de arrefecimento das economias.