REGIÃO

REGIÃO -

Romaria da Senhora da Peneda está de volta a partir de 31 de Agosto

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Romaria de Nossa Senhora da Peneda, que vai decorrer entre 31 de Agosto e 08 de Setembro, retoma o formato normal, depois de dois anos de paragem por causa da Covid-19.

Serão “nove dias de oração, de festa, de encontro, de ligação entre o passado e o presente, de ligação entre o popular e o erudito, de ligação entre o humano e o divino”.

Contactado pela agência Lusa, a propósito da apresentação do programa, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse que a festa “segue a tradição das grandes peregrinações marianas, onde a envolvente paisagística natural, neste caso integrada no PNPG, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprios, fazendo desta romaria a maior e a mais fascinante de todo o Alto Minho”.

Segundo João Manuel Esteves, “em conjunto com a essência religiosa e contemplativa, o visitante encontra de igual modo um notável e fabuloso património arquitetónico e histórico, colocando o santuário como um ponto de passagem obrigatório e um destino turístico de excepção”.

Em 2021, um investimento de mais de 116 mil euros reconverteu um dos antigos quartéis do santuário em abrigo de montanha.

O projecto, que resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Confraria de Nossa Senhora da Peneda, criou camaratas, espaços destinados a instalações sanitárias e copa”.

O santuário foi dotado com um espaço que permite alojar os romeiros da Peneda, da via Mariana, os turistas e os montanhistas que façam a travessia do PNPG ou escolham o local para prática de escalada e outras atividades de montanha.

O abrigo de montada tem capacidade para alojar 28 pessoas, repartidas por duas camaratas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.