Com o final do ano a aproximar-se, é hora de olhar para os feriados de 2023 para organizar a agenda e planear alguns momentos de descanso. No próximo ano, existirão cinco fins de semana grandes.
No total, em 2023, poderá contar com 13 feriados obrigatórios, civis e religiosos e um facultativo, o Carnaval.
E quanto a feriados durante o fim de semana, serão três: 1 de janeiro, domingo (Ano Novo), 9 de abril, domingo (Páscoa) e 10 de junho, sábado (Dia de Portugal).
Em Janeiro, a primeira semana do ano tem início a um domingo, pelo que o dia de Ano Novo é um dos quatro feriados que calha durante o fim de semana.
Por sua vez, o feriado de Fevereiro é facultativo: terça-feira de Carnaval a dia 21. Poderá ou não gozar deste dia, já que a tolerância de ponto depende do Governo, dos municípios e das empresas.
Em Abril pode contar com o fim de semana prolongado da Páscoa – a sexta-feira Santa assinala-se no dia 7 e a Páscoa no dia 9.
No mês seguinte, pode contar com mais um fim de semana de três dias. O Dia do Trabalhador (dia 1) será uma segunda-feira.
O feriado do Corpo de Deus será dia 8 de Junho, uma quinta-feira, gerando a oportunidade de fazer ponte. Já o 10 de junho, Dia de Portugal, vai calhar a um sábado.
No pico do verão também há um feriado, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, a 15 de Agosto. Será uma terça-feira, podendo aproveitar para uma ponte.
O dia da Implantação da República, 5 de Outubro, vai permitir-lhe uns dias extra de descanso, se fizer ponte, já que vai calhar a uma quinta-feira.
A 1 de Novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos. Em 2023, vai poder contar com esta pausa a meio da semana. Será o único feriado a uma quarta-feira.
Por fim, no último mês do ano, vai poder contar com três feriados que se traduzem em três fins de semana prolongados.
Os dias 1, Restauração da Independência, e 8, Dia da Imaculada Conceição, vão acontecer ambos à sexta-feira. Já o Dia de Natal, a 25, calha a uma segunda-feira.