A Câmara de Vila Verde apresentou, esta segunda-feira, os “Degraus da Igualdade”, um painel com diferentes momentos e acontecimentos que têm marcado a evolução e progresso da sociedade e da humanidade, tendo em vista a igualdade de género.
O momento assinalou o arranque da “Semana Municipal Para A Igualdade e Não Discriminação”, que vai ter lugar até domingo, 30 de Outubro, envolvendo entidades parceiras da rede social.
Enquadrada no Plano Municipal Para A Igualdade e Não Discriminação 2022-2027, a iniciativa tem como objetivo “promover iniciativas de sensibilização, informação e divulgação de temáticas e boas práticas promotoras e subscritoras dos princípios da igualdade e não-discriminação entre cidadãos e cidadãs”.
Exposto nas escadarias de acesso aos Paços do Concelho, o painel dos “Degraus da Igualdade” identifica diversos passos dados ao longo da história da Humanidades para combater as desigualdades e as discriminações de género, fazendo também referência à autarca vilaverdense Júlia Fernandes, a primeira mulher eleita presidente de Câmara no distrito de Braga.
ATÉ DOMINGO
O programa prossegue ao longo da semana. Na quarta-feira, serão apresentados painéis elaborados nas escolas do concelho sobre a temática da igualdade. Na quinta-feira, haverá lugar à divulgação de um vídeo com a participação de várias entidades, para partilhar exposições sobre “Igualdade é…”.
“O lugar da Mulher é…” surge como o mote para a palestra programada para sexta-feira, dia 28, às 14h30, no salão nobre da Câmara Municipal, com a participação do projeto “Cultura para todos”.
A Semana para a Igualdade encerra no domingo, em que o Centro Comunitário de Prado estará de portas abertas, a partir das 14h30, para o Campeonato de Danças Urbanas.