VILA VERDE

VILA VERDE -

“Apreço”. O novo filme romance que celebra a «cultura e vivências da aldeia nos anos 80»

O jovem realizador vilaverdense João Oliveira é o responsável pela realização do novo filme “Apreço”, que a partir de 2023 começa a ser gravado no concelho de Vila Verde.

“Apreço” é um drama/romance que celebrará a «cultura e as vivências da aldeia, nos anos 80».

Tendo como forte intenção a «promoção cultural desta Terra do Norte de Portugal, onde nasceu e pela qual guarda um especial carinho», João Oliveira tem como propósito, através da obra, «apoiar o talento local e incentivar a criação de projectos artísticos, e desta forma valorizar de uma forma mais proeminente a cultura do nosso País».

Focado nas «tradições e nas vivências desta aldeia de Vila Verde em 1980», o filme apela à «divulgação cultural e territorial, promovendo a cultura local, bem como dando a conhecer o lenço dos namorados, os trajes e os costumes desta terra».

O filme será todo ele rodado em Vila Verde e no distrito de Braga, tendo como objectivo a sua estreia nestas regiões. Posteriormente, a exibição será concretizada em cinemas e salas de exibição.

 

SINOPSE

Em tempos de Guerra Colonial Portuguesa, ainda muito jovem, Carlos aventura-se, sozinho, rumo ao Porto, em busca de perseguir os seus estudos, deixando os seus pais na aldeia, enquanto o seu irmão, Luís, é enviado para combater na Guiné. Numa época marcada pelo tumulto da dor, por diversas perdas e traumas, que foram incutidos, devido às diferentes circunstâncias, os desafios são constantes.

Assim, Carlos é instigado, pela ironia da vida, e sente a necessidade de regressar à sua terra natal. O decurso do tempo, impulsiona-o a redefinir as suas prioridades. Desta forma, ele presta um apoio incondicional à sua família, deixando os seus sonhos para trás.

Perdido e sem rumo, entre a água que descia das montanhas e uma inesperada inocência, o destino da sua existência cruzou-se com uma fonte de metamorfose. Todavia, nem tudo eram rosas.

(Sinopse que consta no dossier de apresentação do projecto)

 

QUEM QUISER APOIAR

Contudo, «sem apoio nada será possível» e aqueles que quiserem contribuir ajudando na concretização do filme, que tem como objetivo chegar ao “grande ecrã”, podem fazê-lo através da plataforma: ppl.pt/apreco .

 

FICHA TÉCNICA

JOÃO OLIVEIRA – Autor, Produtor Executivo e Realizador

PASSOS ZAMITH & OPPOSITE RECORDS – Co-Produção

AIDA SILVA -Produtora

ISABEL FERNANDES  – Argumentista

SOFIA FONTES – Ass. Argumentista

FILIPE AMORIM – Personagem “Carlos”

MARIA DE SÁ – Personagem “Rosa”

 

FOTOS: João Oliveira

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Dezembro nas 2022.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE