Norte aumenta exportação em 45,5% e reforça alta tecnologia em 91% numa década

Entre 2011-2021, o Norte reforçou a sua posição nos mercados internacionais, com as exportações a aumentarem 45,5%, num quadro marcado por várias crises internacionais, revelou esta quarta-feira o Norte Estrutura.

A Norte Estrutura, uma publicação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), identifica as fileiras produtivas com maior presença no comércio internacional, o perfil tecnológico e a base territorial das exportações da região, ao longo da última década, avançando com “um contributo para a compreensão da evolução da economia do Norte”.

Ao nível da base territorial, as exportações continuam, refere o estudo, concentradas nos territórios de maior densidade.

Assim, em 2021, a Área Metropolitana do Porto era responsável por 50,2% das exportações do Norte, seguindo-se o Ave (18,4%), Cávado (11,9%), Alto Minho (8,2%) e Tâmega e Sousa (7,3%), com as NUTS III do interior (Terras de Trás-os-Montes, Alto Tâmega e Douro) a serem responsáveis por 4,1% do total das exportações.

De acordo com o documento, “o crescimento acentuado de exportações de produtos emergentes marcou um novo máximo de exportações, atingido em 2021, e o excedente de 3 188 milhões de euros da balança comercial de bens”.

Ao nível das fileiras mais relevantes a Norte, realce para o desempenho das exportações de têxtil e vestuário (4 384 milhões de euros), automóvel (4 252 milhões de euros), máquinas, aparelhos e material eléctrico (2 734 milhões de euros), metais comuns (2 433 milhões de euros) e produtos florestais (2 244 milhões de euros).

As fileiras com maior crescimento percentual foram as referentes a instrumentos de óptica, fotografia, de medida, de precisão e médico-cirúrgicos (+610,4%), plásticos (81,8%), metais comuns (+78,9%), máquinas, aparelhos e material eléctrico (62,9%) e produtos florestais (+61%).

Na análise do ritmo de especialização tecnológica, “embora as exportações do Norte se mantenham assentes numa diversidade de bens de baixa, média e de alta tecnologia”, observa-se “o aumento das exportações de bens de média e alta tecnologia, que evoluíram de 30,7% para 34,7%, entre 2011-2021”.

ESPANHA, CONTINUA MAIOR PARCEIRO

Ao mesmo tempo, as exportações de alta tecnologia cresceram 91,3%, neste período, comparativamente com os aumentos de 59,9% nas de média tecnologia e de 44,1% nas de baixa tecnologia.

O estudo realça ainda a relação positiva entre as indústrias mais sofisticadas e o aumento da produtividade, salários, bem-estar e qualidade de vida.

Os dez principais destinos das exportações nortenhas mantiveram-se estáveis ao longo da década, com Espanha a manter-se como principal parceiro comercial (26,0%), em 2021, seguida da França (16,3%), Alemanha (12,6%), EUA (5,9%), Reino Unido (5,6%), Países Baixos (4,3%), Itália (4,2%), Bélgica (2,1%), Suécia (1,4%), e Angola (1,3%).

O estudo da CCDR-NORTE conclui que o modelo de crescimento das exportações de bens do Norte, entre 2011-2021, “foi equilibrado e promoveu uma transição económica equitativa, que compatibilizou a dimensão social de salvaguarda de emprego menos qualificado, com uma dimensão competitiva capaz de criar emprego qualificado e promover a especialização tecnológica”.

Em termos prospectivos, o estudo afirma a importância das políticas públicas que a Norte definem “uma política industrial assente no conhecimento e na tecnologia e que incentivam a difusão de empresas de média e alta tecnologia”.

A Norte Estrutura é uma publicação da CCDR-NORTE vocacionada para a análise estrutural das tendências económicas de médio e longo prazo da Região do Norte.

 

LEGENDA: Porto de Viana do Castelo/Foto Mob Magazine

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais