A comunidade paroquial de Este São Mamede, em Braga, inaugurou o seu presépio movimentado prestou homenagem a Álvaro Rodrigues, autor e grande impulsionador desta iniciativa.
Nesta comunidade, há 17 anos que a magia do Natal é vivida de uma forma especial por força do trabalho e da dedicação de Álvaro Rodrigues, que brindou a comunidade com diversas peças de arte, por ele elaboradas ao longo de vários anos.
O presépio tem como elementos centrais várias representações de monumentos da história da paróquia e da arquidiocese, entre eles a reprodução do monumento do Sagrado Coração Eucarístico do monte “Chamor”, as capelas de S. Sebastião e de S. Simão, a Igreja Paroquial e a nascente do rio Este em São Mamede.
Pode ainda ver-se o Santuário do Bom Jesus do Monte, o seu escadório e elevador, assim como o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.
O presépio faz também a representação de alguns ofícios artesanais, muitos deles já extintos, como o lagar do azeite, a serração manual, a malhada do milho, a oficina do ferreiro, a subida ao bacalhau, a tecedeira e o estanca-rios, não descurando a atração central do presépio: o Menino Jesus nas palhas deitado junto de Maria e José.
O presépio movimentado poderá ser visitado nos dias 01, 07 e 08 de Janeiro, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. A entrada é gratuita.