A 1ª parte do 14º Encontro de Reis em Vila Verde, agendada para este domingo, 8 de Janeiro, foi adiada, devido às condições meteorológicas (chuva e vento) que se sentirão ao longo do fim-de-semana. Assim, a câmara Municipal (entidade organizadora) decidiu concentrar a participação dos 24 grupos numa única parte, domingo, dia 15 de Janeiro, a partir das 15h00.
Assim, a Praça de Santo António acolherá a participação única dos seguintes 24 grupos: Grupo Folclórico de Vila Verde, do Grupo Coral e Paroquial da Vila de Prado, da Associação Cultural da Banda Musical de Aboim da Nóbrega e da Associação Juvenil Desportiva, Recreativa e Cultural de Atiães. No palco da Praça de Santo António actuarão ainda os grupos folclóricos União de Tradições e Senhora da Pena, a CAVIVER – Cooperativa Agrícola de Vila Verde e o Grupo de Jovens e o Rancho da Associação Recreativa e Cultural de Marrancos, Associação Cultural e Musical de Vila Verde – Academia de Música, Rancho Folclórico Santa Eulália de Cabanelas, Rancho Infantil e Juvenil de Pico de Regalados, Associação CDR de Gomide, Associação de Pais da Ribeira do Neiva, Agrupamento 617 – S. João Baptista de Coucieiro, Os Amigos da Borga e os grupos corais de Gomide, S. Pedro de Esqueiros, Carreiras S. Miguel, Aboim da Nóbrega, Lanhas, Coucieiro, Sande e “Stella Matutina”.
Este evento de promoção da música tradicional de cariz popular integra-se na estratégia de protecção e valorização do património etnográfico das comunidades do Concelho, dando particular destaque para as letras, música, trajar e outros adornos genuínos.
ovilaverdense@gmail.com