PAÍS

PAÍS -

Agricultores podem candidatar-se a apoio de 10 milhões de euros até ao final do mês

A ministra da Agricultura anunciou esta sexta-feira um apoio de 10 milhões de euros para ajudar os agricultores afectados pelo mau tempo e que os avisos para as candidaturas devem abrir até ao final de Janeiro.

“Pelo nosso levantamento para o país, 10 milhões de euros é suficiente, mas estamos disponíveis, no caso de as candidaturas e os investimentos elegíveis ultrapassarem este valor, podermos também repensar”, afirmou Maria do Céu Antunes, que falava durante uma visita a uma vinha afectada pelas intempéries em Mesão Frio.

A governante especificou que o financiamento para os territórios vulneráveis será de 70% a fundo perdido e que, para os outros territórios, é de 60%.

“Estamos a finalizar os procedimentos para abrir os avisos de candidatura e, segundo a informação que me foi disponibilizada, teremos condições de o fazer até final do mês de Janeiro”, salientou.

Maria do Céu Antunes referiu que, de acordo com o levantamento de todos os estragos verificados no país, no sector agrícola, aponta para “cerca de nove milhões de euros”, com as regiões Norte e o Alto Alentejo a terem “uma fatia maior” em relação àquilo que são os prejuízos.

O Governo anunciou na quinta-feira que a chuva forte e persistente que caiu em Dezembro e este mês causou prejuízos de 293 milhões de euros e que o volume dos apoios a conceder ascende, no total, a cerca de 185 milhões de euros.

 

Com TSF

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE