Tomou posse no passado dia 13 de Janeiro, na sua sede (nos Quartéis da Sª do Alívio, em Soutelo), a Junta de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas de Vila Verde, numa cerimónia que contou com a presença do Arcipreste de Vila Verde, Carlos Lopes, de um representante do Município, o vereador Manuel Lopes, da Chefe Regional de Braga Catarina Miranda, da Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional de Braga Isabel Valentim, e de vários Agrupamentos do Núcleo de Vila Verde.
O Presidente da Mesa do Conselho de Núcleo, José Silva, deu início ao acto da tomada de posse com uma primeira saudação aos presentes, tendo a cerimónia terminado com várias intervenções dos convidados, onde se destacou Catarina Miranda, Chefe Regional de Braga, que «agradeceu o trabalho das equipas anteriores» e reforçou a «importância e disponibilidade para colaborar e apoiar a nova Junta de Núcleo nos seus vários projectos e desafios».
O chefe de Núcleo empossado, António Lemos, apresentou um agradecimento emocionado a todos os que ao longo dos seus dois mandatos fizeram parte das diferentes equipas e apoiaram as actividades do Núcleo. Destacou e apresentou, ainda, alguns «desafios para o próximo triénio», como o «centenário do CNE ou a valorização do jovem, estruturas locais (Agrupamentos) e da sua acção nas comunidades e paróquias».
No uso da palavra, o vice-presidente do Município de Vila Verde, Manuel Lopes, referiu que o escutismo é uma «mais-valia para o Concelho e a Câmara está sempre de portas abertas para acolher os Jovens e as actividades escutistas».
Já o Arcipreste de Vila Verde, Carlos Lopes, referiu que «uma comunidade onde há escuteiros é uma comunidade mais enriquecida em valores cristãos».
NOVA JUNTA DE NÚCLEO
A nova Junta do Núcleo de Vila Verde para o triénio 2023-2026 é liderada por António Lemos e constituída pelo Chefe de Núcleo Adjunto Eduardo Peixoto, a Secretária para os Adultos Andreia Cerqueira, o Secretário para o Património Luciano Fernandes, o Secretário para a Comunicação Carlos Mota, a Secretária Pedagógica, Laurentina Sousa, o Secretário Administrativo Francisco Afonso, a Secretária Financeira Helena Rodrigues, e o Assistente de Núcleo Padre Domingos, que foi reconduzido no cargo. Com o lema “Metamorfose” a Junta do Núcleo propõe para os próximos três anos “Incubar”, “transformar” e “eclodir”.