A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a 5.ª edição do Concurso Escolar “EU PARTICIPO!”, com o objectivo de «estimular o potencial criativo dos alunos dos 10 Concelhos do Alto Minho, no desenvolvimento de ideias que introduzam melhorias significativas nas suas escolas». A participação no concurso pressupõe o preenchimento de uma manifestação de interesse até ao próximo dia 10 de Fevereiro.
Dinamizado no presente ano lectivo, nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional, o concurso insere-se no compromisso da CIM Alto Minho em «incentivar a comunidade escolar a assumir um papel participativo relevante na definição de uma estratégia que contribua para o desenvolvimento da região». Procura, ainda, «valorizar o espírito criativo e inovador dos alunos, sensibilizando-os também para a importância da escola como um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, bem como promover o envolvimento da família na vida escolar dos filhos».
O concurso é reservado a grupos de alunos que poderão ser ou não da mesma turma, mas sempre da mesma escola, até ao máximo de cinco elementos, orientados por um tutor/docente. «Inovação, criatividade, equidade, inclusão, viabilidade, sustentabilidade, resultados e potencial impacto das ideias propostas» são os critérios que o júri terá em conta.
Serão escolhidos quatro projectos vencedores, cujo mérito e valor pretende-se que sejam reconhecidos num acto público, em local e data a definir pela CIM Alto Minho.
Após o preenchimento e submissão prévia da manifestação de interesse no site da CIM Alto Minho (www.cim-altominho.pt), os projectos deverão ser «submetidos até ao próximo dia 10 de Maio, sendo premiados os que obtiverem melhor classificação, por nível de ensino (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário regular ou profissional)». As normas de participação do concurso estão disponíveis no site da CIM Alto Minho.
O concurso escolar “EU PARTICIPO!” é desenvolvido no âmbito do projecto “SCHOOL4ALL Alto Minho”, financiando pelo Programa Operacional Norte 2020, inscrito no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), com a finalidade de «contribuir para o sucesso educativo na rede de oferta de ensino do Alto Minho».