O canoísta Fernando Pimenta e a lançadora do peso Auriol Dongmo foram distinguidos como atletas do ano de 2022 na 26.ª edição da Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
Fernando Pimenta, que se sagrou campeão do mundo em K1 maratona short race e K2 maratona e campeão europeu em K1 5.000 metros, superiorizou-se a Pedro Pichardo (triplo salto), Neemias Queta (basquetebol), Zicky Té (futsal) e Gustavo Ribeiro (skate).
“É o prémio da resiliência para mim. São mais de 10 anos em que estou nomeado e, este ano, consegui vencer, ao lado de grandes nomes do nosso desporto. É um grande orgulho, agradeço a todos que me incentivam e apoiam no dia a dia e apelo a todas as entidades que nos apoiem”, sublinhou o canoísta, natural de Ponte de Lima, em vídeo, directamente da Colômbia.
Já a sportinguista Auriol Dongmo, que também não marcou presença no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, em Lisboa, venceu depois de um ano em que foi campeã do mundo em pista coberta e medalha de prata nos Europeus, no lançamento do peso, perante as finalistas Teresa Portela (canoagem), Maria Martins (ciclismo), Joana Santos (judo) e Marta Paço (surf).