Os utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga conceberam duas bonecas inspiradas nos motivos dos Lenços dos Namorados.
Do trabalho coordenado pela professora Mi Maria Martins resultaram as bonecas “Ursa Maior” e “Senhorita”, que estão em exposição no McDonald’s e na Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde, respectivamente.
No local das exposições, além de uma memória descritiva sobre o que foi feito, estão também dispostas várias fotografias que retratam os vários momentos de elaboração das duas bonecas, num trabalho que juntou os 38 utentes do complexo.
«No mês do amor, em que Vila Verde está devidamente decorada com tudo o que nos remete para o romance, decidimos associar-nos e mostrar o trabalho que é feito, porque é junto da comunidade que nos sentimos bem», explicou a directora técnica da APPACDM, Odete Dantas.
No caso da boneca “Ursa Maior”, a responsável anunciou que será cedida à Fundação Ronald McDonald, um projecto social da McDonald’s, que tem uma “casa” junto ao Hospital de São João, no Porto.
«Em vez de retornar à nossa instituição, entendemos dar-lhe outra finalidade, permitindo levar o nosso amor àquelas famílias e àqueles meninos que ali se encontram», frisou, deixando o convite à presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, para que esteja também presente nesse momento.
A autarca vilaverdense destacou o «extraordinário trabalho» desenvolvido, «com muito amor e carinho», na instituição, destacando igualmente a «grande beleza» das bonecas “Ursa Maior” e “Senhorita”.