ACÇÃO INTEGRADA NO PROJECTO EScriativo -

ACÇÃO INTEGRADA NO PROJECTO EScriativo - -

“O junco vai à praia” em Esposende no próximo domingo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No próximo domingo, ‘O junco vai à praia’ em Esposende. Trata-se de uma acção integrada no EScriativo, projecto municipal de turismo criativo baseado na oportunidade de oferecer ao visitante “experiências exclusivas, capazes de estimular o seu potencial criativo e que estejam profundamente enraizadas na vida da comunidade anfitriã”.

Na praia Suave Mar é desenvolvida uma oficina criativa e realizado um desfile de moda, com artigos de junco em pleno areal, pelas 15 horas. “Está será uma forma de promover as artes de junco, levando, desta forma, este tipo de artesanato ao encontro de todos”, refere a autarquia.

O município esposendense é membro da rede nacional de turismo criativo Creatour, um projecto que visa ‘Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”.

No âmbito do Turismo Criativo, Esposende desenvolveu já várias acções, entra as quais dois seminários internacionais e oficinas. O objectivo é que as oficinas possam ocorrer, já em 2019, no Centro Interpretativo do Junco que o município vai implementar na freguesia de Forjães, com a intenção de criar um espaço de memória vocacionado para o desenvolvimento daquela arte, preservando a identidade de uma actividade intrinsecamente ligada à população local. Pretende, ainda, valorizar a tradição associada à inovação, através da utilização de outros materiais em conjunto com o junco.

Ainda no âmbito do Turismo Criativo, e integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, o município promove no dia 29 de Setembro, no Centro de Informação Turística de Esposende, a oficina ‘Cesteiro de junco’, que proporciona a aprendizagem de partes do processo de execução das cestas de junco, nomeadamente o trabalho no tear e cosimento das peças.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.