“Colouring the Cities” é o nome do projecto vencedor da quarta edição do “Link Me Up 1000 Ideias”. Pelo título, é fácil perceber o conceito e o objectivo, mas os promotores foram «mais longe e mostram preocupações ambientais e sociais na hora de o aplicar».
Idealizado por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Cunha, Miguel Soares-Oliveira, Mónica Miranda, Paulo Dias e Ricardo Luz, juntamente com a docente Mafalda Laranjo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o “Colouring the Cities” consiste num «conjunto de ideias para dar mais cor às cidades». Com base em conceitos de sustentabilidade, poderão ser «adoptadas várias práticas que tornarão os espaços urbanos – já densamente povoados e com perspectivas de crescerem ainda mais no futuro – em zonas onde o bem-estar se assume como elemento central».
O projecto visa, assim, «dar cor às cidades», mas «fazê-lo de uma forma consciente e estratégica, indo muito além da componente visual e abraçando conceitos fundamentais como a sustentabilidade ambiental, a solidariedade social e a tolerância».
O “Colouring the Cities” pretende «transformar o meio urbano, em muitos casos, desprovido de natureza e cor, em algo bem mais agradável onde as pessoas gostem de viver, passear e visitar».
Criar mais espaços verdes e substituir árvores ornamentais por árvores de frutos: duas medidas defendidas no projeto
“LINK ME UP 1000 IDEIAS”
O Link Me Up 1000 Ideias é um projecto que junta 13 Institutos Politécnicos portugueses e que visa o «apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo, através da capacitação de jovens estudantes».