«Sala cheia, um espectáculo profundo repleto de emoções e um público completamente rendido». Foi assim o evento de homenagem ao cantor português Zeca Afonso e à escritora da Galiza, Rosalía de Castro, que decorreu na noite desta quinta-feira, no Teatro Circo.
No dia em que se assinalava o aniversário da morte de José Afonso (23 de Fevereiro) e o nascimento de Rosalía de Castro (23 de Fevereiro), o grupo Canto D’Aqui convidou dois nomes bem conhecidos do panorama musical nacional e galego, para um Concerto de Tributo a estes dois autores: Pedro Jóia, que interpretou na sua guitarra obras emblemáticas de José Afonso, numa homenagem do instrumentista à força das melodias de Zeca, e Iria Estevez, cantora galega, que com a sua voz doce, profunda e de grande expressividade cantou Rosalía de Castro.
Inserido no âmbito do “Convergências”, o concerto contou ainda com a sonoridade e o cariz tradicional dos instrumentos e das vozes do grupo Canto D’Aqui, numa homenagem com temas que marcaram uma época, mas que perduram até ao presente, mantendo sempre viva a sua mensagem e a memória dos seus autores.
SANTIAGO DE COMPOSTELA
Depois do Theatro Circo, em Braga, o espectáculo segue agora para Santiago de Compostela, onde é apresentado na Cidade da Cultura da Galiza, no dia 25 de Fevereiro, pelas 19h. Refira-se, ainda, que o concerto é um dos momentos altos do Festival Cultural “Convergências”, a decorrer em Braga, Ponteareas e Santiago de Compostela.