Os utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa de Pais e Amigos de Cidadãos com Deficiência Mental (APPACDM) de Braga entregaram, esta terça-feira, a sua ‘Ursa Maior’ na Casa Ronald McDonald, um projecto social dirigido a crianças sob tratamento no Hospital de São João, no Porto.
A ‘Ursa Maior’ é uma “obra de arte” inspirada no Lenço de Namorados e que foi realizada pelos utentes da APPACDM no âmbito da programação do Mês do Romance, tendo ficado exposta nas instalações do restaurante McDonald’s em Vila Verde, com o objectivo de partilhar com a comunidade local o trabalho desenvolvido na instituição.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, acompanhou o acto de entrega da nova figura dos espaços de animação e diversão que a Fundação Ronald McDonald disponibiliza para as crianças que se encontram em tratamento hospitalar.
“A doação da ‘Ursa Maior’ é um contributo para ajudar a alegrar e a superar sofrimentos de crianças e famílias numa situação de saúde com maior dificuldade, ao mesmo tempo que permite dar visibilidade às capacidades e ao trabalho extraordinário desenvolvido pelos utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM em Vila Verde”, elogiou a autarca.
A professora de artes plásticas Emília Martins orientou os utentes da APPACDM num momento de animação em torno da história de criação da ‘Ursa Maior’ e dirigido a crianças na Casa Ronald McDonald.
O presidente da delegação distrital da APPACDM, Bruno Ramos, e a directora técnica do CACI, Odete Dantas, agradeceram a disponibilidade e a colaboração dos responsáveis da Fundação Ronald McDonald e do restaurante McDonald’s de Vila Verde, representado pelo administrador Pedro Fernandes.