O auditório do Espaço Vita, em Braga, é o espaço escolhido para acolher a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, que vai decorrer nos dias 27 e 28 de Março.
A iniciativa é dirigida a alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário de âmbito público e privado.
A actividade envolve 54 escolas, 156 alunos e 60 professores de estabelecimentos de ensino do distrito de Braga, com o tema “Saúde Mental nos jovens. Que desafios? Que respostas?”.
Criado em 1995, o Parlamento dos Jovens é um projecto desenvolvido pela Assembleia da República com o objectivo de promover e incentivar o trabalho democrático dos alunos do Ensino Básico e Secundário.
O programa desenvolve-se em várias fases ao longo do ano lectivo, inicialmente na escola, onde existe um processo eleitoral, em que se inclui a formação de listas candidatas, a campanha e a eleição dos deputados à sessão escolar.
É precisamente nesta sessão que se aprova o Projecto de Recomendação da escola e se elegem os respectivos representantes às sessões a nível distrital ou regional para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar na última fase.
A terceira etapa é a realização da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reúnem os deputados jovens, a nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, na qual se aprova, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema daquela edição do Parlamento dos Jovens.