REGIÃO

REGIÃO -

Politécnico de Viana do Castelo acolhe “Semana Internacional”

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai acolher «mais de 70 docentes, investigadores e pessoal não docente, oriundos de meia centena de instituições académicas europeias», para participarem na 8ª edição da “Semana Internacional do IPVC”.

Com a temática “UE, uma história de coração, carácter e solidariedade”, a “Semana Internacional“ do IPVC começa na próxima segunda-feira e promete tornar a região do Alto Minho «ainda mais internacional».

PROGRAMA

A sessão de boas-vindas decorre pelas 11h, no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, com um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, seguindo-se as intervenções da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.

O programa da 8.ª edição da “Semana Internacional do IPVC” contempla, para além de uma série de conferências, workshops e visitas aos principais pontos de interesse da cidade de Viana do Castelo, visitas a vários locais de interesses do Alto Minho, passando, naturalmente, pelas seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo.

A frase que dá mote à 8.ª Semana Internacional do IPVC – “EU, uma história de coração, carácter e solidariedade” – foi proferida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em setembro de 2022, em Strasbourg, a propósito do seu discurso sobre o estado da União.

A frase, e todo o discurso em que esteve inserida, «retrata o simbolismo do que é uma “Semana Internacional”, caracterizada por momentos de partilha, respeito, comunhão, fraternidade, solidariedade e inclusão. Numa altura em que se vive ainda um clima de guerra, provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, os fundamentos da “Semana Internacional” assumem particular relevo e importância, numa lógica de partilha de boas práticas e demonstração de respeito e solidariedade», pode ler-se.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE