REGIÃO (Ambiente)

REGIÃO (Ambiente) -

Braval inicia em Braga instalação de oleões de rua… que também chegarão a Vila Verde

A Braval, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos, anuncia que está a instalar oleões de rua em Braga, uma medida que será aplicada a todos os municípios da sua área de abrangência.

Depois de ter iniciado, em 2008, com a distribuição de oleões e recolha porta-a-porta, a empresa intermunicipal passa a disponibilizar novos contentores de rua, onde os cidadãos podem depositar óleos alimentares usados, em embalagens fechadas (garrafas e garrafões).

No total, serão 100 contentores repartidos pelos concelhos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.

«Estes contentores de rua são um upgrade ao sistema já implementado de recolha domiciliária. Desta forma, os cidadãos podem colocar o óleo alimentar usado em qualquer horário, que depois é recolhido de forma eficaz», explicou esta quarta-feira Rui Morais, presidente dos Conselho de Administração da Braval, durante a instalação do contentor em Ruilhe, freguesia que «tem dado um grande contributo ao nível da recolha de óleo alimentar e também de outros resíduos selectivos».

Como explicou o responsável, o Concelho de Braga representa cerca de 60 a 70 por cento da recolha de óleo usado e a sua separação «não só permite uma melhor eficiência no tratamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), como permite um retorno económico, uma vez que com este óleo é produzido gasóleo que posteriormente é vendido, contribuindo para que a tarifa da Braval seja actualmente uma das mais baixas do país».

A cerimónia contou ainda com a presença do vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, que destacou a importância desta medida lançando o desafio à população para que procedam à separação do óleo usado.

Esta iniciativa contou ainda com a presença do director geral executivo da Braval, Pedro Machado, e com o presidente da Junta de Freguesia de Ruílhe, Fernando Vilaça.

A implementação dos oleões de rua resulta da candidatura ‘Optimização e Reforço da Recolha Selectiva da Braval’, co-financiada pelo POSEUR, no âmbito do Portugal 2020.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE