BRAGA

BRAGA -

Mabe Fratti, nome promissor da música contemporânea, no palco do gnration este sábado

Considerada um nome promissor da música contemporânea, Mabe Fratti apresenta este sábado, pelas 22h00, no gnration, em Braga, o novo disco ‘Se Ve Desde Aquí, um trabalho elogiado pelo jornal britânico The Guardian.

Em menos de meia década, a violoncelista e compositora oriunda do Guatemala tornou-se num dos nomes mais promissores da música contemporânea, com rasgados elogios por diversas publicações de renome, do The Guardian à Pitchfork.

Com um notório domínio técnico do instrumento e detentora de uma sensibilidade cristalina para a escrita de canções, Mabe Fratti desenvolve um trabalho que deambula entre a música pop, pautada por uma voz etérea e melodiosa, e a música ambiental, alicerçada no exercício prático da experimentação e do improviso com recurso das electrónicas.

A viver na Cidade do México, cidade que serve de casa para a germinação de grande parte dos seus discos, foi com “Pies Sobre La Tierra” (2019), o seu primeiro longa-duração, que se seguia a uma apresentação com o EP “Aprendiendo a Hablar” (2018), que Fratti chamou à atenção para o seu universo atmosférico e para autoria de um espaço próprio na música avant-garde.

Em 2021, lançaria aquele que pode já ser considerado a sua obra-prima: “Será que ahora podremos entendernos?”, um disco em que a própria afirma a sua vontade de quebrar barreiras e que é fruto de um período de composição resultante da clausura forçada pela pandemia.

Figurando entre os melhores discos de 2022, o álbum conta ainda com a participação da compositora norte-americana Claire Roussay. No mesmo ano, Mabe Fratti presenteou-nos também com outro maravilhoso registo, “Let’s Talk About Weather”, trabalho colaborativo com a artista alemã Gudrun Gut.

“Se Ve Desde Aquí”, o quarto longa duração na ainda curta carreira de Fratti, terceiro em nome próprio, é só mais um passo na solidificação da atenção merecida. Um disco rico e inteligente no percurso da artista, em que Fratti traz para si colaborações no saxofone, bateria, violino, guitarra, baixo e sintetizador, e assume uma clara maturidade musical que a permite colocar a sua voz numa camada superior. Um dos momentos para este 2023 e um ato impossível de deixar escapar em palco.

Os bilhetes podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE