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Recebidos 16 pedidos de ajuda numa semana de funcionamento da linha de apoio a vítimas de abusos na Igreja

A linha telefónica criada pelo Grupo VITA para o acompanhamento das vítimas de abusos sexuais na Igreja recebeu 16 pedidos de ajuda na primeira semana de funcionamento, segundo dados divulgados esta segunda-feira.

“De todos os contactos efectuados, apuraram-se 16 situações que estão já em fase de agendamento para atendimento presencial ou online, com vista à recolha de informação adicional e posterior encaminhamento e sinalização para as autoridades judiciais e autoridades canónicas”, refere em comunicado o Grupo VITA, coordenado pela psicóloga Rita Agulhas.

O Grupo VITA abriu no dia 22 de Maio a linha de atendimento telefónico (91 509 0000) para a sinalização de situações de violência sexual no contexto da Igreja, tendo recebido “uma média aproximada de três situações por dia”.

“Entendemos o contacto por parte de todas estas pessoas como um sinal claro de confiança em toda a equipa, independente e constituída apenas por especialistas na área da violência sexual. Reconhecemos a dificuldade e a exigência que esta iniciativa representa para cada vítima e sentimo-nos gratos pela confiança que depositaram em nós”, sublinha.

O grupo VITA salienta que não tem forma de contactar as pessoas que já anteriormente partilharam as suas vivências, apelando, por isso, para que os contactem para que as possam “ajudar da melhor forma”.

A abertura da linha de atendimento telefónico coincide também com a apresentação do ‘site’ do grupo (www.grupovita.pt).

O objectivo é, a curto prazo, ser um canal alternativo para a sinalização de situações de violência sexual, e disponibilizar informação sobre o tema, pretendendo assumir-se como um banco de recursos público e disponível para a comunidade em geral.

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