O pavilhão Multiusos da Escola Secundária de Vila Verde passará a designar-se ‘Multiusos Fausto Feio’., um vilaverdense ‘mulfifacetado’, que também incorporou o papel de professor de Educação Física.
Promovida pela equipa “Vila Verde- do Tangível ao Intangível “, com a colaboração da Biblioteca Escolar, a distinção e homenagem a Fausto Feio iniciou-se na Biblioteca Escolar da ESVV. Um momento para recordar a vida e a obra de Fausto Feio Soares de Azevedo, com a presença de amigos, familiares, docentes e alunos.
Entre diversas funções públicas que exerceu, Fausto Feio chegou a liderar a câmara municipal de Vila Verde e foi Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila verde; do Rancho Folclórico de Vila Verde, e Encenador do Teatro Circo de Braga. Escritor e poeta, Fausto Feio exerceu funções de solicitador e Professor de Ginástica no Ensino Secundário e no Ensino de Adultos. Foi também (um aspeto que não consta da sua biografia e nenhum dos presentes conhecia), o sócio número um dos Escuteiros de Vila Verde.
Na sequência da homenagem, a filha Gabriela Feio destacou, não só «o seu papel cívico, político e cultural, mas sobretudo a sua humanidade».
No seu discurso, contou com a declamação de poemas, da obra poética do antigo autarca, pelas alunas Leonor Cerqueira, Yasmin Weber e Beatriz Matos.
A cerimónia culminou com o descerrar de uma placa no espaço Multiusos da Escola, que passará a ter o nome do homenageado, salientando o seu papel de professor de Educação Física, nomeadamente de alguns dos presentes.
ovilaverdense@gmail.com