O Presidente da República não se poupou esta terça- feira nos elogios ao Forum Braga, agora designado Altice Forum Braga. “Impressionante” e “esmagador” foram alguns, entre outros adjectivos, a que recorreu na inauguração oficial do novo Parque de Exposições.
Numa inauguração ‘à Marcelo’ – uma selfie aqui, outra acolá, um presente à chegada, outro mais adiante-, o Marcelo Rebelo de Sousa, sempre curioso, acompanhado por Ricardo Rio, presidente Câmara de Braga, Carlos Oliveira, presidente da InvesteBraga e pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, quis saber tudo sobre o novo Parque de Exposições de Braga.
Teve ainda tempo para subir ao palco da grande nave onde músicos e equipa técnica dos Thirty Seconds do Mars actuaria testavam o som, enquanto dezenas de jovens sob muto calor e sentados no chão esperavam no parque de estacionamento que a banda norte-americana subisse ao palco.
“É muito importante este empreendimento”, afirmou Marcelo aos jornalistas. “É um espaço polivalente, impressionante e esmagador, um espaço que serve eventos desportivos, culturais, congressos, iniciativas económicas e empresariais, e académicas”.
“Este espaço dá para tudo, não só na perspectiva de Braga, ou na perspectiva da área metropolitana de Braga, nem sequer dos vários ‘Nortes’- porque existem vários- mas para o país”, atirou o Presidente.
Marcelo sublinhou, após visitar a galeria de arte do Forum, que o projecto de requalificação do PEB “não esqueceu as artes plásticas e áudio visuais”, considerando aquela aposta “muito pedagógica”
Mais um adjectivo: Espectacular. “Tudo isto é espectacular”, reforçou, dizendo-se “muito feliz”, por presidir à inauguração quer como “bracarense de coração, quer noutra função “mais importante, a de ser presidente de todos os portugueses”.
“PEB REINVENTADO”
Já Ricardo Rio lembrou que o PEB era um espaço que precisava de ser reinventado e de qualificar”.
O que parecia ser “impossível” foi agora possível, afirmou o autarca.
“Este objectivo está concretizado, quer na dignidade, polivalência, segurança, condições acústicas e climatização que Forum agora proporciona”.
“Cumprimos aquilo que é a primeira obrigação de um autarca. Fazer o que se tem que fazer, não por lógica visionária, mas porque é isso que a população que representamos exigem de nós”, rematou Rio.
Fernando Gualtieri (CP 1200)