O Cais da Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo, já se encontra requalificado e preparado para a «dinamização de desportos e turismo náutico» no Rio Minho, em Valença.
A referida intervenção incidiu essencialmente na «reestruturação da rampa de acesso de embarcações ao rio Minho, na ampliação do pontão flutuante do cais de atraque e na beneficiação dos acessos».
Com este novo pontão, Valença passa a contar com pontos de atracagem de embarcações em São Pedro da Torre; Segadães e Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo e Pesqueira dos Frades, em Ganfei.
Brevemente, estará também concluída, a obra do Centro Náutico constituindo, assim, uma «importante infraestrutura junto ao Rio Minho».
A requalificação deste Cais pretende «promover a actividade turística, desportiva e de lazer no rio Minho, potenciando esta zona ribeirinha de Valença e permitindo, assim, as condições necessárias, para os diversos agentes poderem operar».
A nova estrutura está apta para ser usada por embarcações de pesca, de recreio e turísticas, kayaks, canoas, entre outros.
A obra, da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença, implicou um investimento de cerca de 125.000€, financiado em 75% pelo projeto Rio Minho Navegável, através do POCTEP.