REGIÃO (Paredes de Coura)

REGIÃO (Paredes de Coura) -

Humorista Ricardo Araújo Pereira conversou sobre ‘Casa Grande de Romarigães’ em dia de inauguração

O humorista português Ricardo Araújo Pereira foi o primeiro convidado do ciclo ‘Conversas na Casa Grande’ que marcou a inauguração das obras de Reabilitação da Casa Grande de Romarigães, imortalizada na obra com o mesmo nome do escritor Aquilino Ribeiro.

Esta é a casa que inspirou Aquilino Ribeiro e que, agora, abre em Paredes de Coura como centro de literatura.

A reabilitação da Quinta do Amparo, que passa a denominar-se Casa Grande de Romarigães, foi feita na sequência de uma candidatura a fundos comunitários do Norte 2020 e teve «um investimento total de 508.194,57 euros, financiado a 85%», descreve a autarquia.

A inauguração decorreu no passado sábado e marcou também o início das Conversas na Casa Grande, «um ciclo que privilegia os grandes temas de um dos livros mais marcantes da literatura portuguesa do século XX», criado para evocar os 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro e que teve como primeiro palestrante o humorista Ricardo Araújo Pereira.

O humorista recordou as suas origens próximas de Romarigães, onde visitava frequentemente a avó. Disse ser também um espaço dele, que passou a admirar.

No sábado, durante a inauguração, foi também lançada a obra ‘A Casa Grande de Romarigães – Um contributo histórico e arquitetónico’, da autoria de Maria Ribeiro Machado Pedroso de Lima.

Durante o mês de agosto, o espaço dedicado a Aquilino Ribeiro e à literatura pode ser visitado de quarta a domingo, entre as 14 e as 18h, ou mediante marcação.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE