A sidra da maçã ‘porta da loja’ é lançada este fim-de-semana durante o evento ‘Letra Harvest Fest’

O lançamento da Sidra Duura, a sidra da cerveja artesanal fabricada em Vila Verde, vai marcar a edição de 2023 do evento Letra Harvest Fest, que está de volta com um programa que se estende ao longo do fim-de-semana de 25 a 27 de Agosto, em Vila Verde.

A Sidra Duura, feita com maçã porta da loja, uma espécie com forte tradição na região e características especiais de sabor e durabilidade, vai ter apresentação de destaque no evento.

A colheita do lúpulo, caminhadas e a prova de diferentes sabores de cervejas artesanais, juntamente com animação musical e convívio gastronómico, são outra propostas do evento organizado pela cerveja Letra.

Trata-se de um evento integrado na Rota das Colheitas – programação que o Município de Vila Verde promove até Novembro em todo o concelho –, o Letra Harvest Fest apresenta-se centrado no incentivo à recuperação do cultivo do lúpulo, «ingrediente fundamental ao fabrico de boa cerveja» e que já foi uma referência da atividade agrícola do concelho no mercado internacional.

Os fundadores da cerveja Letra, Filipe Macieira e Francisco Pereira, destacam a referência histórica a «uma actividade endógena da região, o que só torna tudo mais especial». Designadamente nas décadas de 70 e 80 do século passado, o concelho de Vila Verde destacou-se como região produtora e exportadora de lúpulo de reconhecida elevada qualidade.

PROGRAMA

A assinalar 10 anos de vida da marca, a cervejaria Letra garante um fim-de-semana intenso e repleto de momentos diversos e únicos, como o que dá mote à organização do evento: a colheita do lúpulo com almoço no campo, além da oportunidade de conhecer e acompanhar todo o processo de produção de cerveja artesanal.

Trata-se de uma festa de entrada livre, em que apenas se paga a cerveja e o copo oficial do evento (quem se inscrever na caminhada e no torneio de padel tem o copo incluído). Inclui ainda street food com sugestões locais, showcookings, concertos e a certeza de poder experimentar todas as ‘letras’ da cerveja Letra.

As três noites do evento prometem acabar em grande, com concertos de bandas como Cão Que Ladra, Silvino Branca e We Rhythm And Blues e DJs, entre os quais se destaca Fernando Alvim no dia 25 de agosto, a partir das 24h.

«No ano passado tivemos quase 5000 pessoas a festejar connosco. Por isso, a expectativa é grande! A programação é muito variada, mas destacaria a caminhada e a colheita do lúpulo entre as atividades e, no recinto da festa, há uma novidade: beer cocktails. E, muito importante, o lançamento da Sidra Duura, a sidra da “casa” que já muitos pediam», anuncia Francisco Pereira, cofundador da cerveja fabricada em Vila Verde.

[email protected]

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais