Mais de 1300 bombeiros vão subir os 566 degraus do Escadório do Bom Jesus do Monte, em Braga, no próximo dia 30 de Setembro. Escadórios da Humanidade desafia a capacidade física dos participantes e, nesta quinta edição, estarão presentes 195 corporações de oito nacionalidades diferentes.
Esta é já considerada a maior competição para bombeiros da Europa e uma das maiores em todo mundo, aliando a vertente desportiva a um espaço de beleza única que é Património Mundial da Unesco, uma característica que contribuiu, decisivamente, para a afirmação internacional do evento.
O desafio consiste na subida dos Escadórios do Bom Jesus do Monte, através de uma prova de resistência, cujo objectivo é percorrer, no menor tempo possível, os 615 metros, que têm desnível positivo de 116 metros, com 566 degraus, onde todos os participantes terão que envergar o Equipamento de Protecção Individual (EPI) completo, com casaco de fogo, calças, botas, cogula, luvas, capacete, bem como o Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA).
A apresentação da prova decorreu esta Quarta-feira, dia 13 de Setembro, e contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, do vereador da Protecção Civil, Altino Bessa, do presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Cón. Mário Martins, e de representantes das entidades organizadoras, nomeadamente da Associação Família de Elite e da ADN Eventos Desportivos.
Todas as informações da prova estão disponíveis em: https://escadorioshumanidade.pt
ovilaverdense@gmail.com