O AvePark, em Guimarães, acolhe, desde a passada sexta-feira, a Hydrumedical, uma empresa que se dedicada à criação, desenvolvimento e fabrico de tecnologias médicas inovadoras.
Durante a inauguração, o presidente da câmara de Guimarãer, Domingos Bragança, manifestou o seu reconhecimento à empresa e aos investigadores que a fundaram a partir da incubação de conhecimento gerado no Instituto de Excelência em Medicina Regenerativa da Universidade do Minho, sediado no Avepark. Salientou ainda o facto de estarem «a escalar os seus negócios em Guimarães».
O edil lembrou ainda que a Hydrumedical foi capaz de captar um conjunto de investimentos privados de relevo, de que é exemplo a participação do Grupo Jacto, grupo multissetorial brasileiro fundado há 75 anos por Shunji Nishimura, e de Vítor Magalhães empresário vimaranense.
AVEPARK A CRESCER
Na sua intervenção, o edil destacou a fase de crescimento que o Avepark está a registar, comprovada pela instalação de várias empresas num passado recente, e que agora sai reforçada pelo crescimento da Hydrumedical.
Lembrou ainda que foram iniciadas as obras para a construção de uma residência para investigadores e estudantes, com espaço para 160 camas, que será importante para que o Avepark tenha as melhores condições de acolhimento para o desenvolvimento, em especial, de um Hub Empresarial em Saúde e Biomateriais. A recente proposta de realização de um protocolo para a constituição de um Hub de Saúde em Guimarães, a ser assinado por várias empresas e empresários de Guimarães e instituições, entre as quais o I3B e o Hospital Senhora da Oliveira, foi ainda referida por Domingos Bragança como um passo importante para a criação de empresas de base tecnológica em saúde, contribuindo para necessária diversificação setorial da economia vimaranense.
No complexo da Hydrumedical ficará também instalada a Bioceramed uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento, fabrico e venda de dispositivos médicos para aplicações em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna, e cirurgia dentária, que se deslocaliza de Lisboa para o Avepark.
OVILAVERDENSE@GMAIL.COM