Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga quer evitar emissão de mais de 600 toneladas de carbono anuais

O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga, o PMEB, continua a impulsionar a transição para uma mobilidade mais sustentável, inclusiva e digital do Concelho. Os primeiros dados fora hoje apresentados, no encontro “Empresas mais sustentáveis – Soluções de Mobilidade”.

Cerca de um ano e meio após o início da iniciativa, conta já com 45 empresas e instituições signatárias de mais de 250 compromissos estabelecidos no pacto.

Com a aquisição de veículos eléctricos, compromisso assumido por 24 das 45 entidades signatárias do PMEB, estima-se que poderá evitar-se a emissão de mais de 600 toneladas de carbono por ano.

Até ao momento, o PMEB impulsionou a circulação na cidade de mais 34 veículos eléctricos, 30 veículos híbridos plug-in e a instalação de 40 tomadas eléctricas para abastecimento de viaturas.

Foram ainda criados mais 40 lugares de estacionamento para bicicletas, incentivando ao uso do transporte próprio para deslocações casa-trabalho-casa, e 123 espaços físicos que permitem a realização de reuniões remotas, facilitando o regime híbrido de trabalho.

Só em 2022 somaram-se 50 mil reuniões nesses espaços, possibilitando uma redução das deslocações de 10.500 colaboradores, o que, para além da diminuição do tráfego e da poluição atmosférica, permitiu uma poupança de tempo e o aumento da qualidade de vida dos referidos colaboradores.

Estes números foram avançados hoje, durante o encontro “Empresas mais sustentáveis – Soluções de Mobilidade”, que se enquadrou na Semana Europeia da Mobilidade.

EMPRESAS PELA SUSTENTABILIDADE

José Gomes Mendes, ex-secretário de estado da mobilidade e ambiente e presidente da Fundação Mestre Casais, foi o orador principal do encontro com a apresentação dedicada ao tema “O contributo das empresas na construção de uma cidade sustentável e inclusiva”.

Dois casos de estudo empresariais de referência na área de logística descarbonizada e de mobility-as-a-service – a DPD Portugal e Arval – estiveram em análise na conversa conduzida por Maria João Coelho, Head of Sustainability Knowledge do BCSD Portugal.

De forma a aproximar o sector empresarial de soluções de mobilidade sustentável, estiveram também presentes no evento várias empresas com demonstrações e informações sobre os produtos e serviços disponíveis no âmbito da mobilidade empresarial sustentável: Volt-E com carregadores para veículos eléctricos; DST Group com plataforma de carsharing; Quokka com serviços de cálculo da pegada de carbono; Daloop com soluções de software para infra-estruturas de carregamento de veículos eléctricos e frotas de veículos; Transportes Urbanos de Braga com soluções de mobilidade personalizadas que disponibilizam ao sector empresarial; KINTO com soluções de aluguer operacional de viaturas; DPD Portugal com soluções de entrega de encomendas; Uber for business com as soluções de mobilidade que disponibilizam ao sector empresarial e PRF com soluções de abastecimento de gás natural e hidrogénio.

Em 2022, o PMEB venceu o Prémio Nacional da Sustentabilidade, em Mobilidade e o evento ´Safari – Empresas pela Mobilidade Sustentável´ venceu o prémio da Semana Europeia da Mobilidade.

[email protected]

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais